Notícias de União do Brasil e do Mundo!: Quase 70 galinhas morrem queimadas após incêndio florestal atingir chácara

Quase 70 galinhas morrem queimadas após incêndio florestal atingir chácara

Aves mortas em queimada — Foto: TV Anhanguera/TO

Fogo destrói chácara próxima a Lajeado
00:00/04:08

Fogo destrói chácara próxima a Lajeado

Quase três mil queimadas foram registradas no Tocantins em 2020. Além dos danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas, o fogo também causa estragos em propriedades rurais. Em uma chácara em Palmas, por exemplo, quase 70 galinhas e frangos morreram queimados.

O estrago foi na chácara da policial militar Patrícia Rodrigue. A propriedade fica próximo de Lajeado, na região central do estado. A queimada foi no último domingo (19) e durou 15 minutos, mas deixou muitos prejuízos.

"Incêndio criminoso em pleno verão. Tudo seco, a plantação seca, com pouca água. Ele se alastra muito rápido [o fogo]. Quando a gente assustou o terreno do vizinho começou a queimar e rapidamente ele chegou ao nosso galinheiro e um pedaço do nosso terreno."

A militar conta que tentou contato com os Bombeiros, mas não conseguiu. "Infelizmente, ou felizmente, pudemos contar com o apoio e a união de todos os vizinhos que nos socorreram", disse.

A Secretaria de Meio Ambiente de Lajeado informou que a brigada foi ao local assim que informada pela Defesa Civil Estadual, mas o fogo já havia sido controlado.

Aves mortas em queimada — Foto: TV Anhanguera/TO

Aves mortas em queimada — Foto: TV Anhanguera/TO

A queimada nessa chácara foi uma das 2.893 registradas no Tocantins, em 2020, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O major Rafael Cruvinel, subcomandante dos Bombeiros de Palmas, esclarece para qual órgão se deve ligar em caso de queimadas.

"Os incêndios florestais em regiões mais distantes, fazendas e chácaras, o interessante é que além da roçagem, dos aceiros e manutenção para os equipamentos do primeiro combate, caso se depare com algum tipo de incêndio florestal entre em contato com a Defesa Civil municipal", explicou.

Com as altas temperaturas e o tempo muito seco, donos de lotes devem manter o terreno limpo e roçado. Queimadas para limpeza dos lotes estão proibidas pelo Instituto Natureza do Tocantins até 20 de novembro.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

PARCEIRO

PARCEIRO

PARCEIRO

PARCEIRO

PARCEIRO

PARCEIRO

PARCEIRO

PARCEIRO

PARCEIRO

PARCEIRO
Mais
© © 2021 - Rua Major Santana N- 336 Fone: (86) 99443-8380 Email: naldopires343@gmail.com Expediente - Política de Privacidade
Todos os direitos reservados-djnaldonews.blogspot.com.