/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/j/n/z6vWmARvSfi2UkRALqeg/aves.png)
Quase três mil queimadas foram registradas no Tocantins em 2020. Além dos danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas, o fogo também causa estragos em propriedades rurais. Em uma chácara em Palmas, por exemplo, quase 70 galinhas e frangos morreram queimados.
O estrago foi na chácara da policial militar Patrícia Rodrigue. A propriedade fica próximo de Lajeado, na região central do estado. A queimada foi no último domingo (19) e durou 15 minutos, mas deixou muitos prejuízos.
"Incêndio criminoso em pleno verão. Tudo seco, a plantação seca, com pouca água. Ele se alastra muito rápido [o fogo]. Quando a gente assustou o terreno do vizinho começou a queimar e rapidamente ele chegou ao nosso galinheiro e um pedaço do nosso terreno."
A militar conta que tentou contato com os Bombeiros, mas não conseguiu. "Infelizmente, ou felizmente, pudemos contar com o apoio e a união de todos os vizinhos que nos socorreram", disse.
A Secretaria de Meio Ambiente de Lajeado informou que a brigada foi ao local assim que informada pela Defesa Civil Estadual, mas o fogo já havia sido controlado.
Aves mortas em queimada — Foto: TV Anhanguera/TO
A queimada nessa chácara foi uma das 2.893 registradas no Tocantins, em 2020, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O major Rafael Cruvinel, subcomandante dos Bombeiros de Palmas, esclarece para qual órgão se deve ligar em caso de queimadas.
"Os incêndios florestais em regiões mais distantes, fazendas e chácaras, o interessante é que além da roçagem, dos aceiros e manutenção para os equipamentos do primeiro combate, caso se depare com algum tipo de incêndio florestal entre em contato com a Defesa Civil municipal", explicou.
Com as altas temperaturas e o tempo muito seco, donos de lotes devem manter o terreno limpo e roçado. Queimadas para limpeza dos lotes estão proibidas pelo Instituto Natureza do Tocantins até 20 de novembro.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.